Paolo Nutini- Last Night in the Bittersweet

Artista: Paolo Nutini
Álbum: Last Night in the Bittersweet
Gravadora: Atlantic Records
Lançamento: Julho/2022

A impressão que nós temos de Paolo Nutini é como se fosse aquele amigo que conhecemos na adolescência e que de certa forma perdemos o contato mas quando nos esbarramos rende algumas ótimas horas de conversa e diversão. O escocês Paolo Nutini surgiu no começo do hype do indie com o álbum de estreia These Streets (2006), que despontou o músico com os ótimos singles “Last Request”, “New Shoes” e “Jenny Don’t Be Hasty”. Paolo conseguiu manter o sucesso com o sucessos Sunny Side Up (2009) em que arrisca com uma sonoridade mais dançante, mas finalmente consolidou seu nome na música com o aclamado, e último álbum, Caustic Love (2014), álbum que prova não só o talento de escrever músicas e produzí-las, mas como sua interpretação ficou mais sofisticada no esmero do instrumental que paga uma bela homenagem ao R&B.

Passaram-se 8 anos, e muitos se perguntavam onde estava o músico escocês…Embora Paolo tenha confirmado que continuou escrevendo até mesmo durante a pandemia, foi neste exato momento que fez o músico querer a entrar no estúdio e fazer um novo álbum. Após o período pandêmico e com a ajuda de Gavin Fitzjoin e Dani Castelar, o trio foi para a Bélgica e começaram a gravar o álbum, recheado de influências do músico- como podem também ser vistos na capa do álbum. Com um conceito de álbum duplo, Last Night in the Bittersweet tem 16 canções e muito dos sentimentose memórias- de viagens ao México e Nova Iorque, ao seus relacionamentos em que Paolo viveu nestes 8 anos em que ficou ausente do público. Nós escutamos o álbum e segue nossa resenha faixa a faixa.

1 Afterneath// “So I kissed your lips/As you took me in the violence, thinking/This will be the end
This will be the end”

Com partes do diálogo do filme de Quentin Tarantino, True Romance (Amor à Queima Roupa), mais específico da personagem Alabama Whitman interpretada pela Patricia Arquette, “Afterneath” tem uma bom instrumental, bem groove e urbano, com cimbais e baixo dando o brilho da canção. Logo, Paolo descreve a noite que recebeu um telefonema, e sua história de amor ficou ainda mais complicada…

2 Radio// “Nothin’ on the radio/They’re all talkin’ like they’re fallin’ in love”

Mais um single do álbum revelado no dia de lançamento do álbum, “Radio” tem um instrumental rock bem tradicional além de ter a ótima interpretação de Paolo. Com letras em desilusões tanto com o mundo como nós mesmos, com boas metáforas de políticos aos locutores de rádio.

3 Through the Echoes// “She’s always offering me her hand/ And I hear her coming/Through the echoes/ Through the echoes”

Um dos primeiros singles revelados de Last Night in the Bittersweet, “Through the Echoes” é uma doce melodia com um violão predominante que cresce com um acompanhamento, além da boa interpretação de Paolo, principalmente no refrão da canção.Com letras que refletem a ajuda de sua companheira na relação, e de sua resposta-nem sempre muito amigável.

4 Acid Eyes// “You did the damage when you walked in the room/You started whistling my favourite tune”

Uma das canções que virou um dos melhores singles do álbum, “Acid Eyes” reflete memórias de uma ex-namorada com um baixo marcante e a canção cantada em tons mais graves, que se desenvolvem em um ritmo bem voltado ao rock, melancólico e agridoce. Contando desde o momento em que se apaixonou pela garota, do momento em que o romance esfriou e morreu, e os sentimentos de arrependimento nas letras e nas notas da canção.

5 Stranded Words// “Maybe these are stranded words/For I cannot complain/And the riot at the sunset/Paints the colour of the rain”

O interlúdio “Stranded Words” soa bastante escocês com o teclado e a bateria eletrônica dando a atmosfera para a canção. Em dois versos, Paolo fala sobre sí mesmo, suas ações e consequencias e o momento de precisar de uma pessoa.

6 Lose It// “January made me shiver/Another year here to deliver/Another teardrop in the river/Was bringing me down, down, down”

Um dos primeiros singles revelados do álbum, “Lose It ” tem uma atmosfera bem de filme de Tarantino com um baixo e guitarra dando a atmosfera junto com riffs de guitarras sujas e o vocal mais misterioso de Paolo. As letras um pouco crípticas, mas deixam claso a importancia de sair um pouco de sí . Produção meio que inédita para Paolo, e mais um musicão.

7 Petrified in Love// “Oh, I was petrified in love/Petrified in love/ Petrified, electrified in love, yeah”

Uma das canções mais good vibes do álbum relembrando bem os anos 60 e com boa influência de Beach Boys, “Petrified in Love” descreve aqueles sentimentos e aventuras de um amor no comecinho, ou de um amor bem jovem. Com um refrão viciante, e ótimos riffs de guitarra, a canção surpreende com as passagens diferentes e as boas vibrações.

8 Everywhere// “And I love you like a song/Yes, I love you/And without you, I wander”

Uma das baladas do álbum que começa com violão e voz, e cresce com uma boa percussão e até um bom trombone no terceiro verso. Com uma ótima e intensa interpretação de Paolo, “Everywhere” descreve como a garota que Paolo gosta está presente em todos os lugares, inclusive dentro dele. Uma bem intensa canção de amor.

9 Abigail// “Though today may tastе bitter/ Maybe tomorrow is gold/ Lord, wanna get happy/Bеfore I get old”

Canção composta durante a pandemia, quando Paolo estava na casa de seus pais. Com um toque country, Paolo canta com violão e voz sobre seus dias, suas reflexões sobre o passado,e o tempo que chega pra todo mundo, além de seu sonho de ter uma família, esposa e dois filhos, mas sabendo que terá que enfrentar suas batalhas pra conseguir deixar o amor entrar em sua vida. A canção cresce com um baixo, mas deixando a canção bem bonita e discreta.

10 Children of the Stars// “Woman of wonder, dawn into my soul/In your opium apparition/You’re a muse, goddess, you’re a beacon divine/To a man in my condition”

Em um rock mais contagiante com um toque de Fleetwood Mac com Bruce Spingsteen, principalmente nas guitarras e riffs, em”Children of the Stars”, Paolo Nutini descreve uma mulher mística com poderes de transformar sua vida, a canção é divertida e um belo aceno para a obra de Fleetwood Mac.

11 Heart Filled Up//“I’m a helpless romantic, I could just dream the day away/ Alone and nostalgic, dreaming of yesterday”

Com uma atmosfera tensa, que se intensifica na segunda vez que o cantor canta os dois versos da canção, imitando assim, uma explosão de sentimentos- seja da raiva ou de confusão. Abrindo com algumas notas melancólicas em sua guitarra, Paolo confessa em estar sempre no ontem, fantasiando sobre o passado, além de sempre esperar por sua diversão.

12 Shine a Light// “You say you want a lover and you need them now/ Someone other from the lost and found “

“Shine a Light” tem um aceno à Bruce Springsteen, tanto nas melodias da canção quento nos bons riffs de guitarras. Já nas letas, Paolo Nutini canta sobre uma garota que procura um amor, e se oferere para ser sua companhia para a noite.

13 Desperation// “Desperation has a funny worth/Eyes rolling forward at the mind’s rebirth/Desperation is a friend at hand/ A reach for touch in this arid land”

Com uma introdução levando para uma melodia rápida e contagiante com um bom combo de baixo, guitarras e bateria, um pouco imitano um pouco de dsespero com dopamina das boas melodias. Já nas letras, Paolo canta sbre o desespero em suas inúmeras metáforas e comenta como sua garota sabe controlar este sentimento.

14 Julianne// “Julianne, I saw you pass by my window/And believe me, I know I won’t see you tomorrow”

Em uma bela melodia com piano e voz e bons arranjos de corda, “Julianne” também tem um pouco de Beatles, principalmente na ponte da canção. Ao ver Julianne passar por sua janela e relembrar os momentos em que passaram juntos, das indiretas em canções e a dúvida se conseguiria fazer melhor em uma outra oportunidade.

15 Take Me Take Mine// “Float out into the storm/Like a pair of blinded birds/ Don’t spill me or leave me alone in your tree”

Mais uma balada do álbum, com um piano e uma bateria espaçada, que criam uma atmosfera de drama. O instrumental se transforma durante a canção, com um bom toque de jazz, enquanto Paolo canta sobre as dificuldades da vida, mas assegurando que

16 Writer// “Oh baby, when I call you, saying that I’ve changed/Don’t believe a word ‘cause I’ll still be the same”

A balada que fecha o álbum é uma bela confissão de Paolo, com um belo violão e voz, à sua ex-namorada. Admitindo todos os erros que cometeu na relação, de seu temperamento difícil, e como que, após o término do relacionamento entendeu como a garota se sentia, e agradece pelas bonias memórias e aprendizados. Bem emocional, principalmente com a interpretação de Paolo, que até deixa um pouco de seu sotaque escocês prevalecer na canção, mostrando sua vulnerabilidade e arrependimentos.

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Apesar da grande espera por material novo, Paolo Nutini reforça seu talento com um álbum duplo, recheado de inspirações e bem eclético- mostrando bem que o músico transita entre diversos tipos de rock e até baladas com um pouco de Jazz com maestria. Com melodias cativantes, um dos destques do álbum também está na sua interpretação das canções- com uma voz madura, Paolo é capaz de capturar a atenção e nosso sentimento nas pequenas interjeições aos refrões arrebatadores.

As letras das canções refletem bem no nome do álbum. Bem agridoce (bittersweet) com aquela mistura de melancolia, mas com a sabedoria de estar em um lugar melhor. Paolo então reflete sobre seus relacionamentos anteriores, de memórias e principalmente os arrependimentos de como pensou e se comportou, com uma vulnerabilidade e sensibilidade que afeta bem o ouvinte.

O álbum é cheio de hits, “Afterneath” funciona bem como abertura do álbum que segue com single após single, em um ritmo que não cansa e surpreende o ouvinte, sendo que a único momento que o álbum “cansa” são nas três baladas finais (“Julianne”, “Take Me, Take Mine” e “The Writer”). Considerando que o álbum tem 16 faixas, um álbum duplo, é algo bem considerável. Em Last Night in the Bittersweet, Paolo mais uma vez prova sua habilidade tanto como cantor como compositor, fazendo um álbum eclético, e super acessível, tanto sonoramente, quanto no tema- já que arrependimentos em relacionamentos e este gosto agridoce de relembrar momentos bons que pessoas que não estão mais em sua vida são sentimentos universais. Um dos álbuns do ano..