Meiko- Moving Day

Artista: Meiko
Álbum: Moving Day
Gravadora: Independente
Lançamento:Junho/2016

A cantora americana Meiko ganhou um pouco de fama depois que uma de suas canções apareceu na trilha sonora do seriado Vampire Diaries, contudo, Meiko já estava firme e forte com um CD lançado independentemente e divulgando seu trabalho por entre rádios e fazendo shows. Meiko assinou com Fantasy Records e lançou o segundo álbum The Brightest Side (2012) com ótimos singles como “Stuck On You” e “Leave The Lights On” e em 2014, o álbum Dear You foi lançado com outra canção no Vampire Diaries – “Bad Things” e “Be Mine”, o álbum foi inspirado em cartas que Meiko escreveu quando tinha uma briga com alguém ou aquelas cartas de final de relacionamento, totalmente em passive- agressive vibes.

Logo depois de Dear You, Meiko revelou que não estava muito feliz com a direção que a gravadora estava dando para a cantora, então para o próximo ãlbum, Meiko decidiu virar independente e criou um crowdfunding pelo Pledgemusic para ajudar nos custos do CD. O álbum é chamado Moving Day por uma razão: é um álbum sobre mudanças- a cantora se mudou para Nashville, se casou e revelou que está grávida; todas estas mudanças contando também mudanças de amigos e namorados e ser um adulto inspiraram as letras e mensagens de Moving Day, que teve a produção de Josh Grange- uma das pessoas novas que Meiko encontrou em Nashville. Escutamos então Moving Day e todas as nossas impressões estão na análise faixa a faixa a seguir:

13177487_10153409456550146_6631357279761384097_n

1 I Do//“I do/ I do/ I do love you”

Simples canção com voz e violão incrementada com um belo arranjo de cordas para o meio e final da canção, Meiko fala de uma das grandes mudanças na vida- se juntar com alguém e casar com esta pessoa. Com uma ótima melodia e letras fofas, com certeza vai ser a música de casamento de muita gente

2 Hold On//“I’m here to save you from the dark when you are scared/ Hold On to me”

Com melodia pop simples, violão, guitarra e baixo, mas mito melódica e bem bonita, Meiko canta com seus vocais um pouco sussurrados sobre medos e desafios e promete ser uma boa companhia e para contar com ela no final das contas.

3 Perfect Fit//“So say you will love me when until we grow old”

Com batidas mais rápidas mas sem deixar a doçura presente nas faixas anteriores,  uma das melhores faixas do cd, tem uma linha melódica bem viciante que leva à um refrão com um agudo que não vemos muito em Meiko. As letras falam de promessas de amor e a intuição de saber que seu amado é o cara que ela sempre quis.

4 Big City//“And when you’re out there in my big city/ I won’t forget about you”

Canção com  compasso mais devagar, com atmosfera mais pesada- introdução de dedilhado de violão e com um pouco de bateria eletrônica- em uma boa medida- especialmente no refrão; Meiko fala nas letras como é difícil ficar longe de seu amado de uma forma que é difícil também não se sentir solitário.

5 I Can’t Tell//“No, I can’t help it/ I can’t help how I feel/ And I can’t tell you/ I can’t tell if it’s real”

Mudando um pouco o ritmo com um pouco de influência de soul principalmente no arranjo da canção, mas ainda sem deixar o tom doce e meigo através dos riffs e as percussão. As letras que falam em se apaixonar e se arriscar de um jeito bem delicado. Uma das melhores faixas do álbum.

6 We All Fall Down//“Hey hey hey/ We all fall down sometimes”

Com violão e voz e alguns arranjos de cordas lá pro final da canção, Meiko usa toda sua sensibilidade para dar apoio à aqueles momentos em que tudo dá errado. A canção pode parecer super simples no começo, mas a interpretação de Meiko e os arranjos de corda dão um tom bem bonito para a canção.

7 Pretty Easy//“I want you to stay/ So I can be the one who walks away”

Uma das baladas do disco com bateria e guitarra, o clima pesa para o tema da canção que aborda o final de um relacionamento já fadado ao término desde o começo. Muito interessante como Meiko consegue casar tão bem a tristeza do fim do relacionamento com o arranjo, e chamamos atenção para o detalhe do instrumental que encerra a canção.

8 For The Road//“All I’ve got is all I need/ To get me where I gotta be”

Com os pés na estrada, a canção fala sobre mudanças e despedidas, assim como todas  a incerteza e esperança de começar em algum lugar novo.  Quanto ao instrumental, batidas espaçadas e um violão bem esperto fazem  o trabalho e ajudam Meiko com um vocal um pouco melancólico.

9 Little Baby//“Little baby, you’re on your way”

A faixa que encerra o álbum traz a maior mudança divulgada por Meiko no dia do lançamento do cd. Grávida, a cantora faz uma bela canção com letras que trazem boas vindas e relatam todas as situações que Meiko está passando no momento. A melodia traz voz, violão e piano dando toques especiais- e o melhor é o instrumental que fecha a canção.

Moving Day, como a própria Meiko diz, é sobre mudanças na vida sejam elas mudança de relacionamento, mudança de casa, mudança de estado e país, casamento, filhos. A cantora conseguiu passar bem os sentimentos de aflição e maravilha que envolvem estes processos em canções diferentes. Canções como “For The Road”, “Hold On”, “We All Fall Down” mostram a parte difícil destas mudanças- as inseguranças, dúvidas e tristeza, já canções como “I Do” (casamento), “Little Baby” (bebê a caminho) e “Perfect Fit” mostram exatamente o lado positivo das mudanças e como estes desafios podem trazer coisas boas para a vida.

Uma das principais diferenças vistas do progresso musical de Meiko, é ver o quanto fez bem , como artista, sair  da gravadora. Com uma sonoridade mais voltada ao folk, Meiko abusa de seu violão e de sua voz sussurrada e de arranjo de cordas para passar a mensagem. Com um som mais orgânico e sendo um pouco “mais simples”, Meiko consegue passar sua mensagem efetivamente, o que combina com seu jeito e com sua extensão vocal.

Moving Day é um belo álbum e bem fácil de ouvir- as melodias te guiam de um modo suave pelo álbum. Meiko consegue mais uma vez fazer um álbum que pode ser simples à princípio, mas muitas dúvidas e conflitos aparecem nas entrelinhas e nos arranjos, pois a simplicidade bem que esconde muita coisa. Moving Day é para ser ouvido não só  para confortar sua alma em momentos difíceis, mas também naqueles dias em que a esperança bate e as canções de Meiko podem trazer um sorriso e felicidade entre uma música e outra.