Melhores álbuns de 2014- Nacionais e Internacionais

2014 foi uma ano memorável para a cena musical brasileira: revelações, bandas novas e velhas se reinventando, trazendo canções super bem executadas e pensadas, mostrando uma reação da nossa música quanto à mesmisse do mainstream e o quanto de talentos ótimos temos aqui. A cena brasileira tem crescido muito em qualidade e tenho  um sentimento que este é só um começo de uma cena que crescerá ainda mais. Estes são alguns dos muitos álbuns que escutei e que foi muito difícil tirá-los do replay

 

1. Vista Pro Mar– Silva

O segundo álbum de Silva traz exatamente a genialidade dos experimentos sonoros do álbum de estréia com uma leveza praiana que transporta o ouvinte para aquela vista pro mar que Silva se inspirou a escrever o álbum. Faixas de destaque: “Entardecer”, “Vista pro Mar”, “Okinawa” , “Disco Novo” e “Universo”.

silva-vista

2.  Alexandre– Mombojó

O grupo de Recife Mombojó há tempos faz música boa, mas neste álbum decidiram inovar com sintetizadores novos com as guitarras características da banda, assim como as quebras de ritmos que levam a música para lugares novos. Considerado um “Frankenstein” por muita gente por combinar sons, Alexandre é uma ótima pedida para escutar especialmente andando na rua.  Are you sure? Músicas de destaque: “Summer Long”, “Hello”, “Me Encantei por Rosário” e “Pro Sol”.

mom ale

3. Velocia– Skank

Desde 2009 que o grupo mineiro Skank não havia lançado álbum, mas desta vez a volta foi triunfal com o álbum  Velocia, trazendo de volta parcerias com Nando Reis e o som típico do Skank. O disco lembra um pouco uma mistura da era Siderado e Maquinarama, trazendo complexidade nas letras mas sem perder a magia da canção. Músicas de destaque: “Alexia”, “Périplo”, “Aniversário” e “Esquecimento”.

2014-CAPA-VELOCIA

4. Nheengatu- Titãs

Demorou, mas a banda paulistana Titãs voltou e foi arrebatador. Nheengatu não só aborda temas super atuais, daquelas de dar soco no estômago, mas tem aquele ritmo agressivo, com guitarras pesadas e  pegada característica da banda. Bom ver uma das referências do nosso rock fazendo um álbum deste. Músicas de destaque: “Cadáver Sobre Cadáver”, “Fardado”, “República das Bananas” e “Chegada ao Brasil (Terra À Vista)”.

titas-nheengatu-capa

5.  Na Medida do Impossível- Fernanda Takai

Fernanda Takai já lançou três álbuns solo, mas Na Medida do Impossível foi o primeiro álbum com músicas autorais e inéditas, cheia de parcerias que vão de Zélia Duncan, Pitty e Samuel Rosa. Um álbum versátil em que as melhores canções foram escritas pelo próprio punho da cantora e com uma das melhores capas do ano. Músicas de destaque: “Doce Companhia”, “Seu Tipo”, “You and Me And The Bright Blue Sky”,”Pra Curar Essa Dor” e “Partida”.

capa_cd_fernanda_takai

2014 também foi um ano bom musicalmente no ramo internacional. Alguns artistas voltaram triunfalmente com som novos e outros sugiram dando o cenário musical um novo fôlego com novos sons e misturas. Estes são os melhores álbuns de 2014:

1. This Is My Hand– My Brightest Diamond

Shara Worden sempre teve ideias ótimas para seus álbuns, mas a atmosfera dos trabalhos eram um pouco melancólicos, pesados. Ao fazer This Is My Hand, a cantora apostou na leveza e no flerte com o eletrônico sem deixar de usar dua voz sedosa, a fanfarra e os metais, simplesmente delicioso. Músicas de destaque: “Pressure”, “Lover Killer” “I Am Not The Bad Guy”, “Appartition”.

My-Brightest-Diamond-Credit-Bernd-Preiml-STRAIGHT_prism

2. I Never Learn– Lykke Li

Lykke Li lançou o terceiro álbum de sua trilogia que tem como tema a jovem adulto (sim , as fases daqueles que tem 20 e poucos anos) no ano passado, e o último capítulo é de ferir o coração. Baseado no fim de um relacionamento Lykke Li afoga suas mágoas nas músicas  e descreve fielmente como é uma desilusão amorosa. Músicas destaques: “No Rest For The Wicked”, “Love Me Like I’m Not Made of Stone”, “Gunshot”  e “Sleep Alone”.

lykke-I never

3. Stay Gold– First Aid Kit

As irmãs suecas do First Aid Kit  mostraram o quanto amadureceram musicalmente com  Stay Gold, álbum imprescindível para quem quer escutar um folk com influências diferentes. Com um toque de country americano, estas meninas fizeram um álbum grandioso em 2014. Músicas de destaque: “Silver Lining”, “Stay Gold”, “Cedar Lane” e “Heaven Knows”.

First-Aid-Kit-Stay-Gold

4.Sisyphus– Sisyphus

Um trio totalmente inesperado fazendo um hip hop de altíssima qualidade, Sisyphus, o trio que conta com Sufjan Stevens, Son Lux e Serengueti, lançou um álbum divertidíssimo com várias faixas diferentes mas todas integrando características dos três artistas. Músicas de destaque: “Alcohol”, “Calm it Down”, “Rhythm of Devotion”, “Lion’s Share”

sisyphus

5. St. Vincent– St. Vincent

Parece que o mundo só descobriu St. Vincent agora. Dona de voz e habilidades em guitarras dignas de inveja, a cantora incorporou sabiamente a guitarra e eletrônico de um jeito único. St. Vincent  me parece ser uma extensão do que a moça fez em Strange Mercy, incorporando os elementos que a cantora usou no projeto Love This Giant com David Byrne. O álbum não me impressionou tanto, mas impossível negar que é um baita álbum. Músicas de destaque: “Digital Witnesses”, “Birth in Reverse”, “Regret” e “Severed Crossed Fingers”.

st vinc

Sobre samarasammy

A simple girl lost in thoughts and feelings. I found myself lost in the world of music, and there I keep finding myself again and again. I blog to let it registered the sounds that brings me energies/ memories/hope/ thoughts- even those critical ones. Addicted also in books, tv series and the English language...oh and travel if there is money or time available. Crazy for chocolate and pets. Nice to meet you! :)
Esse post foi publicado em Especial e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s