Top 10 faixas 2012

2012 foi um ano intenso musicalmente. Vários álbuns foram lançados este ano e várias canções de álbuns do ano passado foram trabalhados e muita informação musical  esteve à tona para a alegria dos nossos ouvidos. Muitos shows, principalmente internacionais, ocorreram em São Paulo, e muita correria pra adquirir os ingressos e muita sacanagem com os preços abusivos. Felizmente, este ano teve vários e bons highlights, entre eles, as 10 canções mais legais estão aqui:

1. “Cough Cough”- Everything Everything

Esta banda de Manchester está prestes a lançar album novo, Arc, em Janeiro de 2013, mas o primeiro single deste segundo album é simplesmente genial. “Cough Cough” tem as letras complexas já características da banda, e o ritmo genial de mistura de batidas com a voz em falsete do vocalista Jonathan Higgs, um lance experimental viciante que deixou a musica em repeat por várias vezes. Tenha um “eureka moment” que se assemelha a ser atropelado por um carro de polícia, ao escutar esta música. Melhor de 2012!

2. “Weekend in the Dust”- St. Vincent

Ao saber do projeto que St. Vincent participaria com David Byrne, achei duas canções no Youtube como amostra do álbum que estava por vir. Escutei “Weekend in The Dust” e tive o insight do que seria Love This Giant, mas parece que “Weekend in the Dust”, com sua energia e com seus metais, são capazes de fazer qualquer um dançar, ou pelo menos bater o pé no ritmo. A letra é pode ser simples, mas cheia se metáforas, mas o vocal de Annie Clark tão bem mesclados com seus riffs e os metais tornam a canção especial, confira e dance:

3. “Velha e Louca”- Mallu Magalhães

Muitos falam que Jake Bugg é um geniozinho, bem nós tivemos e ainda temos um genio, um pouco mais fofo que ele. Mallu Magalhães amadureceu e fez questão de mostrar em seus clipes super bem produzidos. Seu album Pitanga, é uma das melhores pérolas do ano passado, consequentemente, “Velha e Louca” abriu 2012 com uma nova Mallu, que não liga em passar batom vermelho e compõe sabiamente, resultando em uma das canções mais alegres e mais legais da cena nacional.

4.”Periphery”- Fiona Apple

Fiona Apple esperou 7 anos pra lançar um album simplesmente genial. Uma das coisas que mais chamaram atenção foi a percussão, totalmente diferente em cada canção, com elementos simples. Assim é “Periphery”, com a letra genial de alguém que perde seu amado pelas festas na periferia e todas as tentações que estas o oferecem. Junto com um piano, a percussão de pisadas na areia e batidas, que levam à uma melodia única com as partes cantadas por Fiona, o final é sensacional, e vai fazê-lo cantar “OOOOOOOOOO The Periphery” incessantemente:

5. “Cold”- Feral Brood

Banda novata e não-tão-novata de Sheffield, surgiu com o EP Into The Woods há uns 3 meses, e dentre as 3 canções do Ep, a mais carismática e apaixonante é “Cold”. A fórmula da canção é simples, guitarras, com o diferencial da banda: o teclado e o vocal alternado além da letra da canção também ser muito criativa e imagética. O clímax desta canção está no refrão, mas é impossível não ser preso e envolvido pela canção logo no início. Canção genial de uma banda que vale a pena prestar atenção!

6.”Burning”- Hey Sholay

Outra banda de Sheffield, que desta vez lançou um album ((O)), que teve como primeiro single a canção “Burning”. Uma das definições de “Burning” é fofa, pela melodia, em oposição da letra da canção. Hey Sholay usa alguns instrumentos e misturam muitas coisas, é uma das bandas com um grande potencial pra estourar, com som original e criativo, o que diferencia de muita banda de mesmo som que alguns semanários insistem em nos empurrar. “Burning” confirma tudo isso:

7. “Inhaler” -Foals

Confesso que não sou a maior conhecedora de Foals, conheço algumas faixas Total Life Forever , como a fantástica “Spanish Sahara”, mas realmente, ao ouvir “Inhaler”, bateu aquele arrependimento de “por que não prestei atenção nesta banda antes?!”. Enfim, a banda conta com os falsetes do vocalista e uma pegada genial, trazendo a característica da banda, levando para um refrão intenso. Baita música:

8. “Eating Me Alive”- Miracles of Modern Science

Esta música é um pouquinho velha, no entanto, foi lançada oficialmente este ano. “Eating Me Alive” é uma das músicas mais agitadas e felizes da banda americana que toca com instrumentos clássicos um indie rock, bem pensado e inteligente. Essa é a primeira música de trabalho do cd lançado este ano Dog Year, que conta com várias musicas originais e legais, como “Eating Me Alive”. A banda tbm é conhecida por fazer versões (algumas vezes bem melhores) de hits de bandas e artistas da moda, mas seu material merece ser também escutado e apreciado:

9.”First of My Kind”- Miles Kane

Miles Kane só lançou um EP com esta música este ano, mas foi arrebatador. Com direito até a coral black e com clipe gravados em diversos lugares da Europa, Miles marcou sua presença neste ano com uma das músicas mais contagiantes e legais e capaz de colocar cor à um dia nublado. O refrão é bom pra cantar no chuveiro, de tão contagiante:

10. “R U Mine?”- Arctic Monkeys

Os Monkeys gostam de surpreender, e foi assim, do nada, que soltaram “R U Mine?” com um clipe em sequencia e sem mega produção. A música é boa, tem guitarras e resgata um pouco dos Monkeys que conheci do segundo álbum, Favourite Worst Nightmare, com uma pegada mais rock and roll e gel no cabelo. Espero que seja uma nova direção para os meninos, pois esta canção é bem melhor que o album inteiro de Suck It and See.

Anúncios

Sobre samarasammy

A simple girl lost in thoughts and feelings-
Esse post foi publicado em Especial, Indie e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s